Evanescer (2010) – Angie Bonino

Evanescer (2010) – Angie Bonino

Em que mundo vivemos? Em que mundo queremos viver? Por quais informações e imagens somos massacrados diariamente? E qual o momento em que podemos escapar?

Em um ambiente delirante, o vídeo-arte de Angie Bonino parece acontecer em um estado de suspensão. Parece que entramos no sonho de uma mulher que é colocada diante de imagens de protesto e angústia. Sem parar ela tem que olhar, sentada em uma cadeira, ruas sendo ocupadas, gás lacrimogêneo lançado em manifestantes, pessoas com máscaras de gás. Ela parece se perguntar: que mundo é esse? E, enquanto mulher, como se colocar diante da violência cotidiana que experimentamos. As imagens podem revelar situações excepcionais de conflito mas, dentro de seu sonho/delírio, podemos interpretá-las como imagens que simbolizam as violências e lutas diárias de uma mulher latinoamericana. Uma mulher que pode não receber bombas físicas mas situações explodem diante dela diariamente, seja em sua vida pessoal ou profissional. E como lidar com tais situações? Como escapar? Parece que a mulher tenta escapar sonhando porém o que o fechar de seus olhos revela é a violência, são as imagens.

Mesmo diminuindo as imagens, tornando-as algo manipulável, como uma bola em certo momento do vídeo, a mulher parece não conseguir escapar. E quando o descanso, o sono, se torna mais um momento de relembrar as violências diárias, para onde podemos escapar?

Com tons de surrealismo o vídeo revela que não há saída. Mesmo fechando os olhos, tentando lutar contra, somos jogadas em embates de violência diária. A mulher não é apenas uma, são várias, quando dorme, sua imagem se multiplica. Somos todas essa mulher, dormindo para escapar mesmo quando sabemos que não há para onde ir, que a realidade irá se repetir em nosso estado inconsciente sem parar. 

Saiba mais da artista, acesse: angiebonino.org

Colírio por Julia Baker



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *