Quem somos


  NAPUPILA


A coletiva NaPupila surgiu do interesse de três pesquisadoras-curadoras de praticarem suas visões pessoais sobre o ofício e as responsabilidades da curadoria em arte contemporânea no contexto social e cultural.
Somos um Hub de pesquisa curatorial online preocupado em criar elos entre artistas, produtores, curadores, pesquisadores, colecionadores e fomentadores de arte. Incorporamos Grupos de Estudos, Publicações, Programações Públicas como: exposições, campanhas e ações online.  
Também, a NaPupila tem como agenda a criação de diálogos com públicos e agentes que não estão imediatamente relacionados à arte através da internet.
Entre as questões em que a NaPupila trabalha, há especialmente uma central: a análise dos movimentos feministas por intermédio de uma revisão da história da arte.
Oferecemos consultorias nas áreas de comunicação, pesquisa, curadoria; promovendo incubadoras criativas para artistas, curadores e espaços culturais institucionais ou independentes.  


CURADORAS

foto: Marcelle Manacés

Ana Lobo

Crítica e historiadora da arte, pesquisa práticas em arte e política desde 2007. É doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, mestre pelo Instituto de Artes da UERJ, especialista em Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio e graduada em Ciências Sociais pela UFJF. Atendeu cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É autora do projeto Explore Sv. Atuou como gestora de conteúdo do Instituto Tear e editora da revista Astrolábio; foi avaliadora de projetos do Ministério da Cultura e Caixa Cultural. Realizou trabalhos de produção para a galeria A Gentil Carioca. Participou no núcleo de educação da Fundação Casa França-Brasil – RJ.

Julia Baker

Trabalha com pesquisa, produção e curadoria, com foco em artes do corpo. Atualmente é produtora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Recentemente atuou como assistente curatorial da exposição “À Nordeste”, Sesc 24 de Maio (SP); e fez a pesquisa iconográfica para o livro de 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo. É mestre em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV); possui especialização em História e Arquitetura da Arte no Brasil (PUC/RJ); graduada em Ciências Sociais (UERJ) e Produção Cultural (UFF).Entre 2013 e 2018, integrou a equipe curatorial do Museu de Arte do Rio (MAR), atuando na pesquisa e elaboração de múltiplas exposições.

MICHAELA BLANC

Historiadora de arte e curadora emergente em arte contemporânea, interessada na experiência da mulher artista através das novas mídias. É Curatorial Fellow no MassArt Art Museum (MAAM), em Boston. Possui um BA em História da Arte pela UFRJ. Realizou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Trabalhou no MIT Museum; foi assistente de leilões na Skinner Inc.; foi Curatorial Intern no Institute of Contemporary Art/Boston; assistiu a Mills Gallery, no Boston Center for the Arts. No Brasil, atuou em galerias privadas; foi assistente curatorial no Museu de Arte do Rio (MAR); e estagiou no CPDOC do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.


Parceiros

Instituições e coletivos



Alinalice
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
IMS
A Mesa
Art + Feminism
Wiki Movimento Brasil
Trio Arquitetura


Pessoas