A Logo for America (1987) – Alfredo Jaar

A Logo for America (1987) –  Alfredo Jaar

Alfredo Jaar é um artista chileno e, como tal, se identifica enquanto americano afinal, todos somos parte desse grande pedaço de terra entendido enquanto América. Porém nunca houve só uma América. No discurso para falar do continente, tornamos a palavra plural para tentar abarcar as diferentes realidades da terra. 


As Américas…

Criamos divisões: América do Norte, América Latina, América Andina, América Central, símbolos de divisões econômicas, geográficas ou culturais, porém a terra é a mesma e, todos nós, americanos. Assim, como um país se denomina América? 

A obra de Jaar questiona esse lugar tomado dos EUA enquanto representante do continente. A instalação lembra um anúncio publicitário, mostra o mapa e a bandeira norte-americanos e afirma: This is Not America. O local escolhido para acolher o trabalho coloca em evidência o sonho e imagem do que o resto do mundo pensa sobre aquele território: no meio do Times Square, interseção entre espaços comerciais, turísticos e de entretenimento. Entre lojas de souvenir e peças da Broadway, turistas e moradores andam a passos largos, idealizando o que significa viver na “terra das possibilidades”. Atrás de sonhos de estrelato ou segurança financeira, na Big Apple todos têm a mesma chance, afinal essa é a terra dos livres, a grande América. 


Isso não é a América. 

Separamos o continente através das fronteiras e muros, criamos as subdivisões do ser americano. Nascer mais ao Norte te torna americano? E nós do Sul, apenas adjacentes? Em 1987 as disputas políticas eram baseadas em um modelo bipolar. Apesar de mudanças no cenário atual, 33 anos após o fim da Guerra Fria, as ideologias parecem seguir esse modelo: Norte ou Sul, esquerda ou direita.


América.

Jaar faz um jogo com a palavra América e a imagem de todo o continente. Afinal, isso é a América, todas as nações, arquipélagos e sujeitos que circulam nesse espaço. Através de um conjunto de imagens que se camuflam entre as propagandas para consumo imediato, o artista faz uma crítica severa sobre a representação de uma nação hegemônica que parece ter o desejo de apagar histórias e contar apenas uma narrativa.


O que é a América?

Colírio por Julia Baker



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *