Editatona Artes+Feminismos I Arte Trans

Editatona Artes+Feminismos I Arte Trans

Ciclo de Conversas + Tutorial Wiki | 29 de agosto de 2020 | 14h às 19h –
On-line na plataforma Zoom.us


A coletiva de pesquisa NaPupila e Brume Dezembro, através da parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ) convidam você a integrar no evento online Editatona Wikipédia: Artes+Feminismos | Práticas Interseccionais – Arte Trans

O problema de gênero da Wikipédia está bem documentado. Em uma pesquisa de 2011, a Wikimedia Foundation descobriu que menos de 10% de seus colaboradores se identificaram como mulheres; já pesquisas mais recentes apontam para um total de 16% em todo o mundo, um percentual ainda muito reduzido. Os dados relativos aoseditores trans e de gênero não-binário é basicamente inexistente

Isso é um problema.

Porque quando mulheres cis e trans , não-binários, sobretudo negras e indígenas, não estão representadas nos textos do décimo site mais visitado do mundo, informações a respeito desses indivíduos podem ser distorcidas e deturpadas. É necessário uma reparação histórica e um revisão mais eficaz e rigorosa dos fatos. As narrativas precisam ser contadas por quem as vivencia.. Entendendo tais circunstâncias, as Editatonas Artes+Feminismos buscam diminuir as disparidades de gênero e inclusão de fontes confiáveis através da criação e edição de verbetes de mulheres cis e trans artistas, pesquisadoras, curadoras e demais profissionais das artes na plataforma Wikipédia.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Comunicações:
Amara Moira
Brume Dezembro Iazzetti
Raylander Martis dos Anjos

Tutorial : Wiki Movimento Brasil (WMB)



>>Acesse o link para se inscrever<<


Importante: Antes de entrar na sala de reunião crie um perfil na Wikipédia.

O evento ocorrerá na plataforma Zoom.us

  1. Abra um cadastro na plataforma Zoom.us
  2. Clique em “Entrar em uma Reunião”
  3. Adicione o ID da reunião: 875 0329 3143, ou acesso o link da sala, para falar diretamente com as organizadorxs. Pronto!

*Não é necessário conhecimento prévio
*Já tem uma pesquisa sobre uma artista ou iniciativa feminista de arte? Entre em contato!

A maratona é uma realização da coletiva de pesquisa em artes visuais NaPupila e a pesquisadora Brume Dezembro, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec/RJ), o Wiki Movimento Brasil (WMB) e a fundação Art and Feminism.


Artista Convidada:

Élle de Bernardini

Élle de Bernardini (Itaqui, 1991) vive e trabalha em São Paulo. Tem formação em ballet clássico pela Royal Academy of Dance de Londres. É uma mulher transexual com uma produção permeada por sua biografia. Suas obras abordam a intersecção entre, questões de gênero, sexualidade, política e identidade com a história da humanidade e da arte. Seu trabalho vem sendo exposto em instituições nacionais como, Museu de Arte de São Paulo/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte do Rio Grande do Sul/MARGS, Museu Nacional da República, Memorial da America Latina, MAC-RS, Pivô Arte e Pesquisa, Farol Santander, Centro Cultural São Paulo. Museu Nacional da República. Participou da 12 Bienal do Mercosul. Suas obras integram importantes coleções como, Museu de Arte do Rio Grande do Sul / MARGS, Porto Alegre. MAC- RS, Porto Alegre. MAC-Niterói, Rio de Janeiro. Coleção Santander Brasil, São Paulo. Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro. Museu de Arte Moderna do Rio, Rio de Janeiro. Fundação de Artes Marcos Amaro, Itu e Museu Nacional da República, Brasília. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo.

Descrições da obra em destaque em nossas divulgações :
Peludinho #5
2019
Serie: peludinhos
Pele sintética e folhas de ouro sobre tela
40cm diâmetro

Coleção Ana Eliza Setúbal, São Paulo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *