Artes + Feminismos I Arte e Arquivo – julho de 2020

Artes + Feminismos I Arte e Arquivo – julho de 2020


Com eventos bimestrais, a maratona Edit-a-thon Artes + Feminismos tem o objetivo de aumentar a presença feminina na Wikipédia, seja nos verbetes ou na edição da ferramenta. O próximo encontro acontece nos dias 18 e 19 de julho, sábado e domingo, a partir das 14h, em formato online. Gratuito e aberto ao público, o evento de dois dias será realizado na plataforma Zoom.

A coletiva de pesquisa NaPupila, através da parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB)   e Instituto Moreira Salles (IMS) convidam você a integrar no evento online Wikipédia Edit-a-thon: Artes+Feminismos | Arte e Arquivo – desdobramentos da prática decolonial, nos dias 18 e 19 de julho. Essa iniciativa dá continuidade ao trabalho da fundação internacional e sem fins lucrativos Art+Feminism no Brasil, integrando as maratonas de edição Edit – a – Thon à debates temáticos.

Em observação ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, desde 2014 – em acordo com o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e compreendendo a relevância do histórico de lutas dos movimentos feministas, será  realizada uma maratona voltada para o trabalho fundamental de feministas e artistas negras. 

No Brasil, a população negra corresponde a mais de 50% dos 209,5 milhões de habitantes (IBGE, 2018). No entanto, a microscópica representatividade nos poderes públicos e privados é constrangedora. Nas artes visuais isso não é diferente, em particular se somarmos também a questão do gênero nessa equação. Assim, cada êxito deve ser celebrado e cimentado na memória coletiva. 

O problema de gênero da Wikipédia está bem documentado. Em uma pesquisa de 2011, a Wikimedia Foundation descobriu que menos de 10% de seus colaboradores se identificaram como mulheres; já pesquisas mais recentes apontam para um total de 16% em todo o mundo, um percentual ainda muito reduzido. 

Isso é um problema.

Porque quando mulheres, não-binários, sobretudo negras e indígenas, não estão representadas nos textos do décimo site mais visitado do mundo, informações a respeito desses indivíduos podem ser distorcidas e deturpadas. É necessário uma reparação histórica e um revisão  mais eficaz e rigorosa dos fatos. As narrativas precisam ser contadas por quem as vivencia.. Entendendo tais circunstâncias, as Editatonas Artes+Feminismos buscam diminuir as disparidades de gênero e inclusão de fontes confiáveis através da criação e edição de verbetes de mulheres cis e trans artistas, pesquisadoras, curadoras e demais profissionais  das artes na plataforma Wikipédia. 

Venha editar conosco!

Inscreva-se AQUI 

Importante: Antes de entrar na sala de reunião, crie um perfil na Wikipédia 


Programação Virtual: 

18/07 

14h

Rachel de Rezende – Acervo IMS – Rio de Janeiro

Ana Paula Alves Ribeiro Professora na UERJ –  Rio de Janeiro – Experiência no Museu Afro-Digital

Miriam Cristina dos Santos – Escritora – Minas Gerais –  Livro Intelectuais Negras, Prosa Negro-Brasileira Contemporânea 

17h

19/07

14h

Silvana Mendes – Artista Visual –  Maranhão – Desconstrução de Visualidades Negativas em Corpos Negros

Érica Azzellini – Wiki Movimento Brasil – São Paulo – Tutorial Wiki 

18h


O evento ocorrerá na plataforma Zoom.us 

1. Abra um cadastro na plataforma Zoom.us

2. Clique em “Entrar em uma Reunião”

3. Adicione o ID da reunião: 823-2377-2207, ou acesso o link da sala, para falar diretamente com as organizadorxs. Pronto!

*Não é necessário conhecimento prévio

*Na Sala de Reunião serão oferecidas dicas, fontes de pesquisa e ajuda prática. 

*Já tem uma pesquisa sobre uma artista ou iniciativa feminista de arte? Entre em contato!


Realização: NaPupila 

Parceria:Wiki Movimento Brasil (WMB), Instituto Moreira Salles (IMS), ArtandFeminism



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *