Editatona Artes + Feminismos – Visibilidade Lésbica

Editatona Artes + Feminismos – Visibilidade Lésbica

Ciclo de Conversas + Tutorial Wiki
On-line na plataforma Zoom.us

26 de setembro de 2021
Horário BR: 14h – 19h
Horário PT: 17h – 22h


A NaPupila, coletiva de pesquisa curatorial, através da parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB), com a pesquisadora Bárbara Ariola e a artista audivisual Marta Supernova, por meio do incentivo da Fundação Wikimedia, convidam você a integrar no evento online Editatona Wikipédia: Artes+Feminismos | Visibilidade Lésbica.

Em 2021, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica completa 25 anos do estabelecimento da data ocorrido em 29 de agosto de 1996, em ocorrência do 1º Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE. Entendendo tais circunstâncias, nessa edição o foco será nos verbetes relacionados a temática da Visibilidade Lésbica nas artes.

O problema de gênero da Wikipédia está bem documentado. Em uma pesquisa de 2011, a Wikimedia Foundation descobriu que menos de 10% de seus colaboradores se identificaram como mulheres; já pesquisas mais recentes apontam para um total de 16% em todo o mundo, um percentual ainda muito reduzido. Os dados relativos aos editores trans e de gênero não-binário é basicamente inexistente.

Isso é um problema.

Porque quando pessoas cis e trans, não-binários, sobretudo negras e indígenas, não estão representadas nos textos do décimo site mais visitado do mundo, informações a respeito desses indivíduos podem ser distorcidas e deturpadas. É necessário uma reparação histórica e um revisão mais eficaz e rigorosa dos fatos. As narrativas precisam ser contadas por quem as vivencia. As Editatonas Artes+Feminismos buscam diminuir as disparidades de gênero e inclusão de fontes confiáveis através da criação e edição de verbetes de artistes, pesquisadores, curadores e demais profissionais das artes na plataforma Wikipédia.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Brasil | Portugal
14:00h | 17:00h – Início + Apresentação da NaPupila
14:10h | 17:10h – Pesquisadora Convidada: Bárbara Ariola
14:30h | 17:30h – Artista Convidada: Marta Supernova
14:50h | 17:50h – Perguntas do público
15:00h | 18:00h – Treino de edição
15:45h – 19:00h | 18:45h – 22h – Edição coletiva

Tutorial: Napupila


Importante: Antes de entrar na sala de reunião crie um perfil na Wikipédia.

O evento ocorrerá na plataforma Zoom.us

  1. Abra um cadastro na plataforma Zoom.us
  2. Clique em “Entrar em uma Reunião”
  3. Adicione o ID da reunião: 829 3511 2171 e senha 769416, ou acesso o link da sala, para falar diretamente com as organizadorxs: https://us02web.zoom.us/j/82935112171? Pronto!

*Não é necessário conhecimento prévio
*Já tem uma pesquisa sobre uma artista ou iniciativa feminista de arte? Entre em contato!

A maratona é uma realização da coletiva curatorial NaPupila, em parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB), a pesquisadora Bárbara Ariola, a artista Marta Supernova e a fundação global Art+Feminism. Esta iniciativa recebe apoio da Fundação Wikimedia.


Artista Convidada : Marta Supernova

Marta Supernova (Rio de Janeiro, 1994) é artista visual e sonora , DJ, produtora musical e ritmista, que reside no Rio de Janeiro.

Seu trabalho é uma busca dentro de suas identidades numa junção de memórias, cogitações, arranjos espirituais e intuitivos, afetos-encontros e celebrações.

Pensa a produção de uma arte anormal (não-normativa) que estimula a presença e a confluência de grupos cujas existências desencaixam espaços e linguagens. Percebe e vivencia comunidades negrodescendentes, afroameríndias, ameafricanas, afrolatinas e LGBTQIAP+ e a partir desse convívio e do entrelaçar dos grupos busca entender como produzem conhecimento, cultura e como constroem vida em alternativa aos paradigma hegemônicos.

A corporalidade e materialização de sua poética passa por diversas mídias e experimentações, de práticas comunitárias e educativas de agência e cuidado a concepções e questionamentos políticos que passam a existir na forma de obra artística possibilitando uma re-sensibilização de leituras das estruturas do mundo.

Lançou seu primeiro ep “tá foda essa bocada” palo selo Gop Rec (SP) (2021) a partir de suas pesquisas rítimicas afro-brasileiras.

Como artista está em residência no Pivô Pesquisa (SP) (2021) com seu novo trabalho em pintura “Ordem Secreta”. Já expôs em espaços como Festival Novas Frequências (2020/2021), Bienal do Mercosul (2020), Museu de Arte do Rio (2018), Despina (2018), Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (2019), Galeria Aymoré (2019) e no Museu da República (2020).

Foi técnica de som direto do filme “O Processo” (2016) (Melhor Longa Metragem – Festival Visions du Reél e no Festival Indie Lisboa).

É curadora e produtora da festa anormal Quero Quando Levo e idealizadora da obra-membrana “audiovisualsound”. Integrou o projeto de poéticas das diásporas ameafricanas, afrodescendentes e afrolatinas “CHAMA” com as artistas e djs Ana Lira (RE), Libra (RE) e Suelen Mello (POA). Como DJ tocou no after da Tomorrow Land (2021 /2020) e em festas como Gop Tun, The Lot Radio x Lapa 55, Bliss, Domply, Coro.Fundo, Baile do Encanto, Dissolve, 0000010001I, O/nda e Mariwo

napupila #noweditingaf #wikimovimentobrasil #artandfeminism #WikiForHumanRights



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *